quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Boas Ações de Cidadania

Várias iniciativas de pessoas voltadas para o social levam o surgimento de projetos visando bem estar da comunidade, tanto no aspecto social como no econômico.

E através da criança e do adolescente se constrói uma sociedade mais crítica e envolvida nos problemas gerais que envolvem a todos. Porém é necessário ter uma pessoa ou um grupo que tenha em mente um plano bem definido e com disposição para lançá-lo e enfrentar todos os obstáculos que surgirem no caminho.

É o caso do Projeto "Belo Toque", criado por sete mulheres que se dedicam a oficina de cerâmica e conseguem transmitir aos deficientes visuais sentimentos diferenciados ,uma maior auto-estima e a troca de experiências os deixam mais confiantes e seguros porque são capazes de realizá-lo.

Entre os vários objetivos do projeto podemos destacar a geração de renda, que é obtida através da venda dos objetos, onde uma parte é destinada a compra de materiais para dar continuidade à oficina e a outra parte fica para os alunos.

Porém as dificuldades são muitas, não tem parceria com a iniciativa privada e nem com o município, dependem de doações da comunidade e da venda de suas obras-primas, um forno adequado à necessidade deles também iria ajudar muito, porque seria outra etapa que poderiam vencer sozinhos, sem depender das professoras. Mas o ideal dessas voluntárias vai além dessas e outras dificuldades, porque tem prazer em estar colaborando com o desenvolvimento desses seres tão especiais.

Outra iniciativa importante é de um grupo de ex-atletas que se juntaram para dar oportunidades a crianças e adolescentes a fim e tirá-los da rua, das drogas, dos vícios e levar cidadania a tantos que tem a falta dela. Além deste objetivo, também buscam encontrar talentos e educar através do esporte.

A Sociedade Esporte Abraça Campinas (SEAC) surgiu em 2005 numa festa intitulada "O esporte abraça Campinas" os amigos e ex-atletas decidiram levar a diante o projeto, mas só agora em agosto de 2008 que as oficinas esportivas começaram a ser oferecidas gratuitamente a comunidade.

Este fato se deu através de muita dedicação e empenho, para conseguir parceiros privados e também a doação por cinco anos de um espaço no distrito de Sousas, em Campinas. Atualmente são atendidas 240 crianças carentes que para participar do projeto tem que estar matriculadas na escola e ter a autorização dos pais. Em horários diversificados são atendidos adultos e idosos para a prática de ginástica, alongamento, relaxamento.

Concluímos que para uma iniciativa dar certo ela precisa estar bem estruturada, com o grupo unido e voltado para o sucesso do projeto, porque assim conseguiremos mudar muita coisa na sociedade, deixando de existir a exclusão social e econômica e as pessoas reconheçam que são capazes de construir um futuro melhor.

Voluntárias do Projeto "Belo Toque"

Maria Helena

Roseli Grassmann

Neide Saban

Regina Teixeira

Claudia Esteves Massete

Renati Niederle

Elisabete Costa

Projeto cidadão "Correio Popular"

Voluntários do Projeto "Seac":

João Batista Tojal

Hernani Godoy Junior

Guido Lobo Biondi

João Mangili Filho

Carlos Luis Mossa

José Domingos Bueno de Camargo Filho

telefone para contato (19) 3308-0031

Projeto Cidadão "Correio Popular"

01/10/2008